Ads 468x60px

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Tronco de Natal


Ingredientes:

5 ovos
2 gemas
150 g de açúcar
125 g de farinha
50 g de manteiga
rum ou vinho do Porto

Para o creme:
250 g de manteiga
150 g de açúcar
2 gemas
1 clara
1 colher de sopa de café solúvel
125 g de chocolate em barra

Preparação:

 1.Misture os ovos inteiros com as gemas e o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado e depois junte alternadamente, sem bater, a farinha peneirada e a manteiga derretida (mas fria). Deite o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e untado com margarina e leve a cozer em forno médio (180º C).
2. Entretanto faça o creme: misture muito bem a manteiga com o açúcar e adicione as gemas e a clara (batendo bem). Junte o café dissolvido num pouco de água e bata energicamente até o creme se apresentar novamente homogéneo. Por fim, junte o chocolate derretido em banho-maria.
3. Desenforme o bolo sobre o guardanapo polvilhado com açúcar, apare as pontas da massa, salpique com um pouco de rum ou vinho do Porto e enrole-o. Depois de frio, desenrole e barre o bolo com um pouco do creme de chocolate e volte a enrolar com a ajuda de um guardanapo. Corte as pontas do rolo em diagonal e, com um pouco de creme, ligue estas pontas ao rolo, de modo a imitar os nós da madeira, depois cubra todo o bolo com o restante creme.
4.Decore o tronco com azevinho, bolas vermelhas, açúcar em pó, a seu gosto.

Fonte: milreceitas.com

0 comentários:

Enviar um comentário