Ads 468x60px

sábado, 2 de novembro de 2013

Tarte leve de maçã e amêndoa



Ingredientes: 

Para a massa:
100 g de farinha sem fermento
50 g de farinha de amêndoa (amêndoa ralada finamente num processador de cozinha)
60 g de manteiga ou Vaqueiro fria partida aos cubos
15 g de açúcar amarelo
1 ovo pequeno.

Para o recheio:
3 maçãs grandes
Sumo de 1/2 limão
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
Açúcar em pó (ou normal ou amarelo) e canela qb
Uma mão-cheia de amêndoa laminada

Preparação: 

Para a massa, junte numa taça ou no copo do processador de cozinha, todos os ingredientes e amasse, ou pulse, até obter uma massa uniforme e macia. Se achar que está a colar, junte um pouco mais de farinha, mas não amasse demasiado. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico enquanto prepara as maçãs. Lave e descasque as maçãs, corte-as às fatias finas e coloque-as num prato fundo, regadas com o sumo de limão e as duas colheres de açúcar amarelo. Reserve.
Pré-aqueça o forno nos 170º. Retire a massa do frigorífico e estique-a sobre uma superfície enfarinhada, forre a tarteira, forre a tarteira já com a massa com papel vegetal, encha-a de feijões ou pesos de cozedura e leve ao frio mais uns 15 minutos. Depois, leve-a ao forno a cozer durante cerca de 10 minutos, só para impermeabilizar um pouco. Retire do forno, descarte os pesos e o papel vegetal e coloque o recheio, fazendo camadas de fatias de maçã. Entre cada camada, salpique a fruta com uma mistura de açúcar e canela (eu usei açúcar em pó e canela pois já tinha esta mistura feita).
No final, espalhe a amêndoa e volte a salpicar com algum açúcar e canela. Leve ao forno durante cerca de 50 minutos ou até a fruta estar bem macia e a massa dourada: no início coloquei a tarteira no nível abaixo do médio e no tempo final de cozedura passei para o nível acima do médio, para dourar um pouco mais.


Fonte: lume-brando.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário