Ads 468x60px

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Regueifa doce



Ingredientes:

140 ml de leite morno
1 pau de canela
3 ovos batidos + 2 gemas
1/2 colher de café de sal
raspa de 1 limão
1 colher (de sopa) de sumo de limão
200 g de açúcar amarelo
770 g de farinha T55
50 g de fermento fresco de padeiro.

Preparação na Máquina de Fazer Pão:

Ferva por alguns minutos o leite com o pau de canela. Deixe arrefecer até o líquido estar morno. Retire o pau de canela. Coloque na cuba da máquina todos os ingredientes pela ordem referida e selecione o programa MASSAS ou AMASSAR (na minha máquina é o programa 7). Cerca de 10 minutos antes de a máquina apitar, ligue o forno no mínimo e desligue (o meu tem o programa levedar, a 40 graus, por isso, não segui este método). Coloque a massa sobre a mesa enfarinhada e faça 4 rolos. Entrelace dois deles, como na foto (esta receita deu duas regueifas). Para ficar com aspeto de rosca, no centro, coloquei um ramequim, que impediu que a massa, ao levedar, ficasse unida.
Coloque as regueifas no tabuleiro do forno, untado com papel vegetal untado e leve ao forno, desligado ou a 40 graus, até que dupliquem de volume (no mínimo, 1 hora). Pincele com leite e leve ao forno, pré-aquecido, cerca de 10 minutos. Ao fim deste tempo, cubra com papel de alumínio e deixe cozer mais alguns minutos (faça o teste do palito). Tenha cuidado para não tostarem demasiado.

Preparação tradicional: 

Ferva por alguns minutos a água com o pau de canela. Deixe arrefecer até o líquido estar morno. Retire o pau de canela. Desfaça o fermento no leite e misture 100 g de farinha. Tape e deixe levedar 30 minutos (escolha um local sem correntes de ar, ou coloque no forno). Peneire a restante farinha para dentro de uma tigela. Abra uma cavidade de junte a massa fermentada e os restantes ingredientes. Amasse bem, com as mãos. Faça uma bola, tape com um pano e deixe levedar em local quente. Ligue o forno no mínimo e desligue (o meu tem o programa levedar, a 40 graus, por isso, não segui este método). Coloque a massa sobre a mesa enfarinhada e faça 4 rolos. Entrelace dois deles, como na foto (esta receita deu duas regueifas). Para ficar com aspeto de rosca, no centro, coloquei um ramequim, que impediu que a massa, ao levedar, ficasse unida. Coloque as regueifas no tabuleiro do forno, untado com papel vegetal untado e leve ao forno, desligado ou a 40 graus, até que dupliquem de volume (no mínimo, 1 hora). Pincele com leite e leve ao forno, pré-aquecido, cerca de 10 minutos. Ao fim deste tempo, cubra com papel de alumínio e deixe cozer mais alguns minutos (faça o teste do palito).
Tenha cuidado para não tostarem demasiado.

Fonte: maisacrequedoce.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário