Ads 468x60px

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Empadão de pescada e delícias do mar



Ingredientes: 

1 embalagem de medalhões de pescada
1 cebola média, finamente picada
2 dentes de alho, picados
1 cenoura ralada
azeite
sal e pimenta
salsa picada
1/2 pacote de natas para culinária
2 colheres (sopa) de ketchup
1 gema do ovo batida

Para o puré:
4 ou 5 batatas médias
leite
margarina
sal, pimenta e noz moscada
1 gema de ovo

Preparação: 

Começar por preparar o puré: descascar as batatas, cortá-las em pedaços, lavá-las e levar a cozer em água temperada de sal. Depois de cozidas, escorrer e reduzir a puré com a ajuda de um passe-vite. Acrescentar leite e uma noz de margarina e mexer bem, criando uma mistura homogénea, não muito líquida. Temperar de pimenta e noz moscada e juntar a gema de ovo. Misturar bem e reservar.
Cozer os medalhões de pescada em água fervente temperada de sal, durante 3 ou 4 minutos. Deixar arrefecer, lascar grosseiramente e reservar. Num tacho, levar um fio de azeite a aquecer e refogar nele a cebola e os alhos picados, até a cebola começar a ficar translúcida. Juntar a cenoura ralada e deixar cozinhar até a cenoura amolecer. Juntar as lascas de pescada, polvilhar com salsa picada, temperar de sal e pimenta e envolver bem.
À parte, numa taça, misturar as natas com o ketchup, verter sobre o preparado de pescada e misturar bem. Retificar os temperos, se necessário. De seguida, é só montar o empadão: num tabuleiro de forno untado com margarina, colocar metade do puré de batata. Por cima, colocar o preparado de pescada e, por fim, cobrir com o restante puré. Cobrir a superfície com a gema de ovo batida e, com a ajuda de um garfo, fazer a decoração como mostra a primeira imagem. Este passo, claro está, é facultativo!
Levar a forno pré-aquecido a 200ºC até alourar a superfície. Servir de imediato, acompanhado de uma salada verde.

Fonte: bonspetiscos.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário