Ads 468x60px

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Robalo ao Vapor com Sabores Tailandeses


Ingredientes para 2 pessoas: (adaptado de “Gordon´s Great Escape – Southeast Asia” – Gordon Ramsay – pág. 193)

2 robalos pequenos arranjados
Sal e pimenta q.b.
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho de peixe (existe à venda em lojas de produtos asiáticos mas também é fácil de encontrar na secção de produtos internacionais dos supermercados como o Jumbo ou o Supercor)
1 cebola pequena
1 pé de lemongrass (ou citronela ou erva limeira – encontra-se à venda, para além das lojas de produtos asiáticos, na Makro e também já vi na área das ervas aromáticas do Continente – podem comprar e congelar para quando precisam)
1 lima
1 cenoura
2 dentes de alho
1 pedacinho de 2cm de raiz de gengibre
Óleo vegetal q.b.
½ malagueta vermelha chilli
2 colheres de sopa de coentros frescos picados
1 colher de sopa de manjericão

Preparação: 

Lave o peixe e seque-o bem com um pano de cozinha limpo ou com papel de cozinha. Faça uns pequenos golpes na pele do peixe, de ambos os lados e tempere com um pouco de sal e pimenta. Numa taça misture o molho de soja com o molho de peixe, acrescente a cebola cortada bem fininha, a cenoura em juliana fina, o pé de lemongrass também cortada fininho, os dentes de alho picados, o gengibre ralado e a raspa e sumo da lima. Misture bem. Unte com um fio de óleo vegetal (não use azeite pois altera o sabor que pretende uma vez que não é usado na cozinha asiática) uma folha de papel de alumínio ou de papel vegetal. Coloque os robalos sobre o papel (ou faça um papelote individual para cada um) e regue com a mistura preparada anteriormente. Feche bem o papelote de modo a que nem o tempero nem o vapor se escapem durante a cozedura. Coloque depois o papelote num tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 25 minutos. Misture agora noutra taça os coentros frescos picados, o manjericão e a malagueta cortada fininha. Reserve. Para servir coloque o peixe numa travessa de servir e polvilhe com a mistura de ervas frescas e malagueta.
Bom Apetite!

Fonte: paracozinhar.blogspot.pt

0 comentários:

Enviar um comentário